imagem topo

O Hotel é em Vila Flor, pertencente ao Distrito de Bragança, Região Norte e sub-região do Alto
Trás-os-Montes.
É sede de um município, subdividido em 19 freguesias, limitado a nordeste pelo município de Macedo de Cavaleiros, a leste por Alfândega da Fé, a sueste por Torre de Moncorvo, a sudoeste por Carrazeda de Ansiães e a noroeste por Mirandela.

Povoada em tempos antiquíssimos, por todos os lados surgem ruínas castrejas ou restos de pequenas aldeias romanizadas. Na alta idade média foi cristianizada, mais tarde invadida pelos Mouros - Bárbaros e colonizada até a reconquista cristã. No século XIII era representada por uma  povoação designada «Póvoa de além Sabor», antepassada directa da actual Vila até que D. Dinis, na sua passagem por aqui, tendo achado este lugar tão bonito, mudou para sede do concelho, tendo-a baptizado com o nome de Vila Flor.

A sede do concelho foi durante algum tempo conhecida por "Póvoa de Além Sabor". A criação ou fundação desta Póvoa revela que o topónimo teria origem no centro populacional de Castela, a que estaria subordinada.

Ficando esta povoação aquém do Sabor, em relação à capital do Condado Portucalense, compreende-se que ela fosse denominada "Póvoa de Além Sabor", além portanto, a Castela. O nome de "Vila Flor" aparece, pela primeira vez, referenciado no foral concedido a 24 de Maio de 1286 pelo Rei D. Dinis.

Segundo a tradição, aquando da sua visita a esta terra por ocasião do encontro com D. Isabel, sua noiva, D. Dinis ficara surpreendido pela beleza da paisagem e colorida pela sua diversidade de flores campestres.

Festas e romarias

S. Bartolomeu - 24 Agosto (Vila Flor)
S. Lourenço - Arco - 10 Agosto (Vila Flor)
S. Sebastião - 20 Janeiro (Vila -Flor)
Sra. Da Assunção - 3 a 15 de Agosto (Vilas Boas)

A visitar:
Fonte Romana, Museu Municipal, Arco de D.Dinis, Igreja Matriz, Igreja da Misericórdia, Câmara municipal, Capela de Santa Luzia, Santuário Senhora da Lapa, Piscinas Municipais, Barragem do Peneireiro, Parque de campismo, Miradouro Senhora da Lapa, Santuário Senhora da Assunção, Castros e Arte Rupestre em várias aleias do concelho.

Hotel Póvoa D`Além Sabor, Rua Timor Leste, nº 45, 5360-364 Vila flor - 278511089
info@hotelpovoalemsabor.com